de volta à nave mãe: home
Home Home by Ivana Ebel Facebook Twitter E-Mail

menu

Estudar fora Sobre a Alemanha Viagens & turismo
Nonsense Receitas Jornalismo

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Cupcake delicioso: baunilha, chocolate e recheio de marzipã



No comecinho do ano recebemos a visita de uns amigos e a Luiza estava de aniversário. A comemoração oficial foi sair pra jantar, mas aniversário sem bolo não funciona. Então, chegando em casa, espiei os armários e decidi fazer uns cupcakes bem rapidinhos. E não é a que a receita ficou deliciosa? Agora a Bruna ta precisando de uma receitinha fácil e prática e, então, esse post vai pra ela: e... respondendo a pergunta que ela fez pelo Twitter... sim, da pra fazer sem o marzipã, mas eu acho que essa é a melhor parte. Fiz a receita de olhômetro, mas vamos ver se eu lembro de tudo! :) Vale dizer que o segredo é usar o açúcar de confeiteiro pra fazer a massa: fica leve e muito mais fofa.

Ingredientes (para 12 unidades):

2 ovos
2 colheres de manteiga ou margarina bem cheinhas
2 colheres bem cheias de açúcar de confeiteiro
4 colheres de trigo (ou mais, para ficar em ponto de massa de bolo)
½ saquinho de fermento pra bolo (cerca de 1 e ½ colher de chá)
3 saquinhos de açúcar de baunilha (ou 3 colheres rasas de sopa)
2 colheres de sopa de pó de chocolate
200 gramas de marzipã para culinária (divida em 12 pedaços)
(Para quem não gosta, pode substituir o marzipã por brigadeiro ou beijinho de coco. Também da pra fazer sem qualquer um deles, só misturando as duas massas)

Preparo:

Bata as gemas, a manteiga, a baunilha e o açúcar até obter uma mistura bem cremosa. Separadamente, bata as claras em neve. Acrescente o trigo e o fermento e, bem devagar, as claras em neve. Divida a massa em duas porções. Em uma delas, acrescente o pó de chocolate e misture até ficar uniforme.

Coloque uma porção da massa branca no fundo da forminha. Em seguida, pegue uma porção de marzipã e faça uma cobrinha com ela de cerca de 10 centímetros. Junte as pontas para formar um anel e coloque o anel de marzipã sobre a massa de baunilha. Coloque mais uma porção de massa, desta vez de chocolate, até cobrir o anel. Leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por cerca de 10 minutos (ou até que estejam crescidos e sem grudar no palito).

Ingredientes para a cobertura:

100 gramas de chocolate meio amargo (ou ao leite)
1 colher bem cheia de queijo tipo Filadélfia (ou de creme de leite sem soro)

Preparo da cobertura:

Derreta o chocolate no microondas (vá colocando de 30 em 30 segundos e observe se já está derretido) com cuidado para não queimar. Ainda quente, misture o queijo ou o creme de leite para obter uma textura de cobertura. Coloque em um saco de confeitar ou em um saco pequeno de plástico e corte a pontinha. Aplique sobre os bolinhos e bom apetite!!!



Ps.: Obrigadão a Lu que fez as fotins dos bolinhos e ao Pedro que mandou tudo pra mim!

7 comentários:

Bibi disse...

Que delicia!!! Amo cupcakes!!!!

Bruna disse...

Aaaah me emocionei *-*
Que lindo e que fácil mesmo, heim??

Super vou tentar!
Só terei que tirar mesmo marzipã pq tem gente que não gosta (tipo eu). Ainda mais num grupo de 13 pessoas.

Eeeeeeee vai rolar Bruna Maria Braga!!! :D :D :D

Mikelli disse...

vc deveria ser proibida de postar essas coisas deliciosas assim pra toda internet ver! =D ainda mais agora que eh hora do almoço e eu ja estou pensando na sobremesa haha bjs!

Rebecca disse...

Também acho que vc pega pesado! Só gostosuras, pra quem ainda está se recuperando da comilança de fim de ano! hihihihihi Eu Goooosto!
Beijo
(e ai, fez as esfihas?)

Teus disse...

radesEsse tá aprovado!

doisedois disse...

Ficou bom demaaaaaais! Ameeei a surpresinha <3
Vou fazer aqui em casa de novo, só de ver o post deu vontade hehehe

Camila disse...

Tenho uma empresa de cupcakes. eu gostos diferentes. Esta receita eu não o conhecia, mas eu gostei. Vou incluir esta sobremesa para a minha empresa e eu vou promovê-lo aos consumidores para comprar e solicitar a delivery em Itaim. Beijos

de volta à nave mãe - desde 2008 © Ivana Ebel