de volta à nave mãe: home
Home Home by Ivana Ebel Facebook Twitter E-Mail

menu

Estudar fora Sobre a Alemanha Viagens & turismo
Nonsense Receitas Jornalismo

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Escolha do curso (II)

Ainda sobre a escolha do curso, vão algumas dicas da Holanda Nos países baixos, o melhor caminho é o site do Nuffic, que oferece bolsas integrais, incluindo até mesmo o custeio da passagem. Para pleitear esse custeio, é preciso, inicialmente ser aprovado em uma universidade. No site do Nuffic está disponível a .lista de cursos que podem ser agraciados com a bolsa. São duas rodadas seletivas, uma com deadline em outubro e outra em fevereiro. Então, um breve passo-a-passo:

Procure a listas de cursos no site do Nuffic e, com os links, verifique as informações específicas direto no site da universidade escolhida. Mais uma vez, mande e-mails com as dúvidas. Na Holanda, boa parte das universidades não tem uma data de inscrição específica e aceita o envio dos formulários o ano todo. Você manda o application e espera uma resposta para, então, dar continuidade ao processo de pedido de bolsa. Fique atento para não perder o prazo de apresentação dos documentos: as datas limites valem para que a papelada esteja na embaixada da Holanda em Brasília. Dessa forma, é importante aplicar com bastante antecedência.

Depois de aceito no mestrado – não há limite para quantos você quer se inscrever, já que a inscrição é direta com cada universidade, mas é preciso escolher apenas um para submeter à bolsa – preencha a papelada específica da bolsa. Vale dizer que o empregador precisa assinar a papelada, concordando com a dispensa do funcionário durante o período do curso.


Dica de viagem: Na Holanda, fui aprovada na The Hague University: ou seja... a Universidade de Haia. Ainda não saiu a resposta da bolsa do Nuffic... então, fico no aguardo. É lá que fica o Tribunal Internacional de Justiça ou Corte Internacional de Justiça, principal órgão judiciário da Organização das Nações Unidas. Uma cidade linda...

Herzliche Grüβe

Um comentário:

Unknown disse...

Olá Ivana... primeiramente, parabéns pela inciativa do blog. Estou nessa procura de bolsas de estudo há anos... mas com toda burocracia, e macetes q nunca me ensinaram, acabo desistindo no meio do caminho. Agora coloquei na cabeça q esse ano vou correr atrás até o fim. Fui ao salão do estudante e entrei em contato com um pessoal da Holanda. Me indicaram o Nuffic.

Sou formado em desenho industrial.
Na verdade tenho 3 universidades q gostaria muito de estudar, por afinidades do meu trabalho com o estilo de design da região. Alemanha, Suíça e Holanda. A escandinávia também é uma opção.

Não tenho como pagar esses cursos, portanto tenho de recorrer a bolsas... dei uma lida nos seus post, mas me sinto meio perdido...
Tentei entrar em contato com algumas universidades, mas sem retorno algum.

Você acha melhor eu ir diretamente nos consulados? Outra coisa q fico preocupado é com a minha graduação... já sou formado há 8 anos. O DAAD não permite mais do q 7 anos se não me engano. Estou com medo de ficar pra titio nessa história. eheheh

Se tiver mais algumas dicas, seria eternamente grato.

Obrigado.

de volta à nave mãe - desde 2008 © Ivana Ebel